Níveis da Vitamina D materna e a Diabetes Gestacional

No dia 21 de março de 2018, as pesquisadoras Fernanda Nascimento (UFRJ) e Danielle Ribeiro (IBMR), publicaram na Revista Presença, do Centro Universitário Celso Lisboa, um artigo que relaciona os níveis de vitamina D da mãe ao risco de desenvolvimento da Diabetes Gestacional.

A dupla levantou dados de pesquisas dos últimos quinze anos sobre o tema e analisou as principais ações fisiológicas da Vitamina D. Além disso, se basearam em diversos achados científicos sobre a hipovitaminose D e suas consequências no feto e na mãe.

Segue, abaixo, o resumo e o link para baixar o artigo completo.

 “O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é determinado pela diminuição da tolerância à glicose; gestantes acima dos 35 anos, gravidez múltipla e ganho de peso excessivo durante o período gestacional encaixam-se nos fatores de risco para a doença. A DMG normalmente é diagnosticada no 3º mês de gestação, podendo desaparecer ou permanecer após o parto. Os tratamentos variam de acordo com cada paciente e são eles: terapêuticos nutricionais, dietas, a prática de exercícios físicos e a insulinoterapia. Um Diabetes Mellitus Gestacional não tratado traz risco de vida para a futura mãe e para o bebê, levando a uma pré-eclâmpsia e macrossomia fetal, respectivamente.”

Clique aqui para baixar o artigo completo.

 

NASCIMENTO, Fernanda Amorim de Morais; RIBEIRO, Danielle Patrícia Ferreira Messina. NÍVEIS DA VITAMINA D MATERNA E RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DO DIABETES GESTACIONAL. Revista Presença, [S.l.], v. 3, n. 10, p. 90-106, mar. 2018. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/142>. Acesso em: 17 apr. 2018.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s