Anencefalia – Das possíveis causas à prevenção

A anencefalia é uma doença congênita que acomete os bebês antes mesmo de nascerem. O portador da doença é caracterizado pela ausência total ou parcial do encéfalo – porção que compreende o tronco cerebral, cérebro e cerebelo – e pela alta taxa de mortalidade.

As causas da doença ainda não desconhecidas. No entanto, estudos têm mostrado que o ácido fólico é uma substância extremamente importante para evitar tal doença, isto porque esse ácido é responsável por auxiliar no fechamento do tubo neural, na gestação.

O Brasil é o quarto país com maior incidência da anencefalia, ficando abaixo do País de Gales, que ocupa a primeira posição no ranking, registrando seis casos a cada mil nascimentos.

Mesmo não sabendo ao certo a causa da doença, fatores como o tabaco, exposição à radiação, deficiência de ácido fólico entre outros têm se mostrado cruciais para que ocorra um defeito no desenvolvimento fetal e embrionário. Mesmo assim, ainda é preciso muito estudo para descobrir, de fato, as raízes da anencefalia.

Clique aqui para baixar o artigo completo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s